Minha Relação com a Informática
Tudo começou na decada de 80, com uma maquina chamada Expert. Meu primeiro computador.
A CPU do Expert é o processador Z80 A de 8 bits, que opera em conjunto com dois processadores auxiliares, dedicados a video e a áudio. Essa arquitetura era considerada a mais avançada na área de 8 bits. O Expert pode ser ligado em uma TV preto e branco ou a cores (padrão PAL-M) ou a um monitor de vídeo monocromático ou colorido.
O Expert tinha como linguagem de programação residente o Assembler Z80, MSX-BASIC e o DISK-BASIC (ambas as versões do BASIC eram extremamente poderosas e cheias de recursos).
A Gradiente parou de fabricar o Expert em 1990.
Meu segundo computador.
O TK 300 IIe possui dois microprocessadores.O 65C02 funciona como unidade de processamento principal, com clock de 1 MHz, é um microprocessador de 8 bits e a barra de endereçamento é de 16 bits. O outro microprocessador é o Z80 A, utilizado exclusivamente pelo teclado.O TK 3000 IIe tinha saída para modulador RF para TV (sistema PAL-M) e monitor de vídeo composto.
O microcomputador tem como linguagens de programação o BASIC, dBASE II, Fortran, Pascal, Logo e Assembly 65C02.O sistema operacional era o TKDOS 3.3, podia utilizar também o CP/M (instalando o cartão contendo o microprocessador Z80).